Ver Imagem
   

  POWERED BY

 
LANGUAGE 22/08/2019 07:34:19 PROCURA       
 
DESTINOS TOP
ALOJAMENTO
ATRACOES
SABORES
 COMPRAS
TRANSPORTES
MI
DESPORTO
OUTROS

 
R$ 200 MILHÕES PARA ESTÍMULO AO TURISMO

Investe Governo Federal

Brasília, maio 29, 2019 - Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae lançam Programa Investe Mais Turismo para aumentar a qualidade e a competitividade de 30 Rotas Turísticas brasileiras, iniciativa que tem como objetivo central a convergência de ações e investimentos para promover o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e a competitividade de 30 Rotas Turísticas estratégicas do Brasil. O investimento inicial do programa, que abrange destinos das cinco regiões brasileiras, é de R$ 200 milhões.

A primeira fase do programa abrange 158 municípios das cinco regiões do país. A meta é trazer competitividade às rotas turísticas consideradas estratégicas.  Os municípios farão parte de um pacote de ações de investimentos, incentivos ao empreendedorismo, acesso ao crédito, marketing e qualificação profissional.

As rotas serão organizadas em quatro linhas de atuação:

1) fortalecimento da governança;

2) melhoria dos serviços e atrativos turísticos;

3) atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento

4) marketing turístico e apoio à comercialização. A ampliação da competitividade poderá acontecer por maio de parcerias entre o setor Público e privado.

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Gilson Machado Neto avalia que o programa pode acelerar o desenvolvimento da atividade turística em todo o território nacional e possibilitar a vinda de mais turistas estrangeiros ao país.

“O Investe Turismo poderá mudar o patamar de destinos turísticos brasileiros e auxiliar a posicionar uma imagem estratégica e integrada do Brasil como destino turístico no mercado internacional. A Embratur está atenta aos indicadores internacionais para atender essa agenda“, afirmou.

Para ele, o lançamento do Programa é mais uma demonstração do Governo que a atividade turística é tratada como prioridade e está no centro da agenda econômica do país.

“O presidente da República, Jair Bolsonaro, acredita no crescimento do turismo que terá contribuição decisiva na retomada econômica. Turismo na veia, como política de estado”, enfatizou.

REGIÃO NORDESTE

O Nordeste é a região com maior número de municípios contemplados na primeira fase do Programa Investe Turismo, com 56 cidades e um total de 10 rotas. Entre elas, Maceió e Costa dos Corais (AL), Aracaju e Cânions do São Francisco (SE), Teresina e Serra da Capivara (PI) e Fernando de Noronha (PE).

No Sul do país, 35 municípios terão quatro rotas: Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS), Porto Alegre e Missões (RS), Corredor do Iguaçu (PR), e Serra-Mar Catarinense (SC). A Região Sudeste apresenta cinco rotas que envolvem 30 municípios que abrangem as Cidades Históricas de Minas Gerais, Rio de Janeiro Imperial e o Litoral Norte de São Paulo.

As regiões Norte e Centro-Oeste participam com 18 municípios cada e sete e quatro rotas estratégicas respectivamente. No Centro-Oeste, Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF e GO), Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO), Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT), Rota Pantanal Sul e Bonito (MS). Enquanto na Região Norte, as rotas são: Manaus e Polo Amazônico (AM), Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA), Palmas e Jalapão (TO), Boa Vista e Monte Roraima (RR) e Macapá (AP).

EMBRATUR

Além da criação de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, a Embratur terá atuação decisiva no escopo do Programa Investe Turismo. Entre as ações, destacam-se as campanhas de marketing turístico, as ações de marketing com foco no meio digital, a participação dos municípios, gestores e empresários das rotas estratégicas nas feiras internacionais de turismo, além da realização de famtours e press trips, com operadores que vendem produtos turísticos brasileiros no exterior e jornalistas de grandes veículos de comunicação mundiais e influenciadores digitais.

Além da parceria no Programa Investe Turismo, os três órgãos envolvidos atuam com diferentes ações que impactam positivamente a cadeia do turismo e que poderão se agregar às iniciativas e projetos do programa. O foco é somar e convergir esforços, de forma sinérgica, contribuindo para o alcance das metas do Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

Media Partners:

 

 

 

 

Partners: