Ver Imagem
   

  POWERED BY

 
LANGUAGE 25/04/2024 06:56:19 PROCURA       
 
DESTINOS TOP
ALOJAMENTO
ATRACOES
SABORES
 COMPRAS
TRANSPORTES
MI
DESPORTO
OUTROS

CONFERÊNCIA ANUAL DE IMPRENSA DA DST
Apresenta Plano de Trabalho para Este Ano

Macau, janeiro 15, 2020 - A Direção dos Serviços de Turismo (DST) referiu durante a sua Conferência Anual de Imprensa decorrida hoje (dia 15) que, de acordo com dados preliminares, Macau recebeu em 2019 mais de 39,4 milhões de visitantes, registando um aumento anual de 10,1 por cento. Ao mesmo tempo, os visitantes que pernoitaram na cidade e os visitantes de um só dia (excursionistas) registaram ambos aumentos.

Em 2020, a DST envidará esforços para a promoção do desenvolvimento do turismo inteligente e continuará a desenvolver o modelo de turismo “multi-destinos”. O Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau será revisto, e procurar-se-á assegurar a diversidade e desenvolvimento sustentável da indústria turística de Macau, impulsionando o desenvolvimento da indústria do turismo para promover o progresso económico.

No encontro com a comunicação social, a DST fez um balanço da situação da indústria turística no ano passado, e a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, apresentou o plano de trabalho para este ano. Operadores turísticos e representantes da comunicação social, num total de mais de 400 pessoas participaram na ocasião, incluindo jornalistas de Macau, do Interior da China, de Hong Kong, e correspondentes para Macau.

Situação da indústria turística em 2019 (dados preliminares)

Em 2019, apesar de fatores de instabilidade económica mundial, beneficiando da entrada em funcionamento da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, de acordo com os números preliminares do ano passado, houve um aumento tanto do número total de visitantes, como da Grande China, a par com os visitantes que não pernoitaram e os que pernoitaram, entre outros dados turísticos.

Macau registou em 2019 um aumento de 10,1 por cento do número total de visitantes, em comparação com 2018, totalizando mais de 39,4 milhões de visitantes. Do mercado da Grande China vieram mais de 36,3 milhões de visitantes, num aumento de 11,3 por cento. O número de visitantes internacionais registou mais de 3 milhões de entradas, numa descida de 2,8 por cento.

O Interior da China, Hong Kong e a região de Taiwan continuam a ser os três principais mercados de visitantes para Macau, tendo todos registado crescimento. No ano passado, mais de 27 milhões de visitantes do Interior da China estiveram em Macau, num aumento de 10,5 por cento, de entre os quais, 45 por cento vieram da província de Guangdong, e mais de 13 milhões visitaram Macau com visto individual, representando 46,8 por cento do total dos visitantes do Interior da China. O mercado de Hong Kong registou uma subida de 16,2 por cento, atingindo os 7,3 milhões de visitantes, e a região de Taiwan mais de 1 milhão de visitantes, numa ligeira subida de 0,2 por cento.

Ao nível dos mercados de visitantes internacionais, a República da Coreia permanece no topo da lista como principal fonte de visitantes internacionais de Macau. No ano passado, mais de 740 mil visitantes coreanos vieram a Macau. Por outro lado, o mercado das Filipinas registou um crescimento de 35,6 por cento, e os Estados Unidos da América – o único mercado de longo curso entre os dez principais mercados de visitantes de Macau – marcou uma ligeira descida de um por cento.

Visitantes que não pernoitaram na cidade aumentaram 20 por cento

De acordo com estatísticas preliminares, o número de visitantes que pernoitaram na cidade em 2019 somou mais de 18,6 milhões, num ligeiro aumento de 0,8 por cento, representando 47,3 por cento do total de visitantes de Macau. No ano passado, verificou-se ainda um grande aumento de visitantes que não pernoitaram, representando mais de 20,7 milhões de visitantes, atingindo um crescimento de 20 por cento. O tempo médio de permanência dos visitantes que pernoitaram na cidade fixou-se nos 2,2 dias, enquanto o tempo médio de permanência dos visitantes em geral permanece nos 1,2 dias.

Números preliminares mostram também que no ano passado os estabelecimentos hoteleiros acolheram 13,9 milhões de hóspedes e registaram uma taxa média de ocupação de cerca de 90 por cento, mantendo ambos os níveis de 2018. No ano passado, os hotéis de três a cinco estrelas registaram um preço médio por quarto de 170,1 dólares americanos, numa subida de 1,5 por cento.

Macau contava, até ao final do ano passado, com 126 estabelecimentos hoteleiros, oferecendo um total de 41.148 quartos, num aumento anual de 2,6 por cento. Entre a oferta hoteleira, 55 dos estabelecimentos são de alojamento económico, providenciando 2.121 quartos.

Entre janeiro e setembro do ano passado, o total das despesas dos visitantes foi de 29,8 mil milhões de dólares americanos, numa diminuição de 2,9 por cento em relação ao período homólogo do ano anterior.

Media Partners:

 

 

 

Partners: