Ver Imagem
   

  POWERED BY

 
LANGUAGE 28/03/2024 10:26:00 PROCURA       
 
DESTINOS TOP
ALOJAMENTO
ATRACOES
SABORES
 COMPRAS
TRANSPORTES
MI
DESPORTO
OUTROS

PLANO GERAL DO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DO TURISMO DE MACAU
Para os Próximos 15 Anos

Macau, setembro 27, 2017 - Volvidos dois anos de estudo e elaboração, a Direção dos Serviços de Turismo (DST) divulgou, hoje, o plano final do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau, que delineia um mapa de desenvolvimento e plano de Acão para os próximos quinze anos, para assegurar um desenvolvimento da indústria turística plenamente articulado com a direção de desenvolvimento do País e do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Em breve será ainda criado um Grupo Diretor Interdepartamental do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau, liderado pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura.

Para apresentar o conteúdo do plano final do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau, a DST realizou hoje uma conferência de imprensa, que contou com a presença da diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, e dos subdiretores da DST Cecilia Tse e Cheng Wai Tong, entre outros.

Com a iniciativa nacional de “Uma Faixa, Uma Rota” e a visão da transformação de Macau num Centro Mundial de Turismo e Lazer do governo da RAEM abriram-se novas oportunidades para a indústria turística de Macau. Em 2015, a DST lançou o trabalho de estudo e elaboração do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau, para mediante planeamento estruturar e gerir a economia da indústria de turismo, e com base nos objetivos e orientações traçados pelo Plano Quinquenal de Desenvolvimento da RAEM (2016-2020), formular um mapa de desenvolvimento da indústria turística de Macau para os próximos quinze anos, em sintonia com o objetivo de transformar Macau num Centro Mundial de Turismo e Lazer.

Durante o período de elaboração do plano, a DST levou a cabo trabalhos de investigação de diferentes formas, incluindo fóruns internacionais, inquéritos, visitas de familiarização, entrevistas e análise de casos, para compreender e aferir a fundo a situação actual de desenvolvimento da indústria turística de Macau, as vantagens, desafios e potencialidades, como ponto de partida para formular o conteúdo e as opções viáveis do plano.

Por outro lado, entre 23 de Maio e 22 de Julho de 2016 a DST lançou um extensivo trabalho de consulta pública com a duração de dois meses, recolhendo por diferentes meios as opiniões do público, operadores turísticos e associações, permitindo que o plano se aproxime mais das necessidades de desenvolvimento da indústria turística de Macau. A compilação de opiniões da consulta pública do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau foi divulgada em Janeiro deste ano.

Após dois anos de reuniões com especialistas de turismo, departamentos governamentais relacionados, operadores turísticos e associações profissionais, a par com a recolha das diferentes opiniões da sociedade, foi formulada a versão final do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau. O Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau apresenta oito objectivos chave, 33 estratégias, 91 planos de Acão concretos de curta, média e longa duração, constituindo um plano de Acão global e um esquema que cobre diferentes níveis de desenvolvimento da indústria turística.

Em breve será criado um Grupo Diretor Interdepartamental do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau, com o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura a liderar a coordenação interdepartamental e supervisionar a implementação dos planos de Acão, para agilizar os trabalhos dos departamentos do Governo da RAEM relacionados de acordo com os objetivos e planos de Acão, para implementar progressivamente e com dinamismo os diferentes trabalhos tendo em vista o desenvolvimento sustentável e a diversificação da indústria turística de Macau. A DST fará ainda revisões e melhorias, em resposta às mudanças constantes no ambiente da indústria turística, para acompanhar a meta de erguer um Centro Mundial de Turismo e Lazer.

O relatório global do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau (versões em chinês, português e inglês) e o resumo do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau (versões em chinês, português e inglês) podem ser descarregados a partir de hoje, em: http://masterplan.macaotourism.gov.mo/home-pt/index.html.

Em prol da proteção do meio ambiente, a DST imprimiu em papel apenas uma pequena quantidade de exemplares do resumo do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau, disponibilizados para levantamento do público nos balcões de atendimento da DST, 12o e 18o andar, Edifício Hot Line, no Centro de Informações ao Público, no Centro de Serviços da RAEM e nas bibliotecas públicas.

No início de 2015, a DST abriu um concurso público para Prestação de Serviços para a elaboração do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau, para propor um plano a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da indústria turística, com o objetivo de proceder ao planeamento geral da indústria do turismo de Macau, e servir como base e orientação para o desenvolvimento da indústria do turismo de Macau nos próximos quinze anos.

O trabalho de elaboração do Plano Geral do Desenvolvimento da Indústria do Turismo de Macau foi desenvolvido em três fases: na fase 1 foi feita a recolha de informações para análise da situação atual e a elaboração do projeto preliminar do plano geral, que foi concluído no final de 2015. O principal trabalho da fase 2 consistiu na realização de uma consulta pública e elaboração do projeto aprofundado do plano geral, que foi concluído em 2016. A fase 3 envolveu a revisão e finalização do plano final, que foi compilado em 2017 e hoje (dia 28) divulgado.

Media Partners:

 

 

 

Partners: