Ver Imagem
   

  POWERED BY

 
LANGUAGE 19/04/2024 22:48:59 PROCURA       
 
DESTINOS TOP
ALOJAMENTO
ATRACOES
SABORES
 COMPRAS
TRANSPORTES
MI
DESPORTO
OUTROS

SUSTENTABILIDADE
Novo Padrão de Estatísticas de Turismo

Madri, outubro 30, 2018 - A iniciativa da OMT denominada "Medição da Sustentabilidade do Turismo" (MST) recebeu um impulso na semana passada, quando seu grupo de trabalho se reuniu em Madri (24 e 25 de outubro).

Após estudos-piloto bem-sucedidos para produzir dados confiáveis e comparáveis, a iniciativa está no caminho certo com o objetivo de tornar a estrutura do MST adotada como o terceiro padrão internacional sobre estatísticas do turismo.

O grupo de especialistas que criou um quadro estatístico para medir a sustentabilidade do turismo reuniu-se para estabelecer os principais objetivos da iniciativa SLM para 2019. A iniciativa está criando um projeto de estrutura para um padrão de dados sobre o impacto do turismo na sustentabilidade. e planos para que seja adotado como o terceiro padrão internacional em estatísticas do turismo pela comissão de estatísticas do UN (UNSC).

Entre as áreas de discussão durante a reunião do grupo de 24 a 25 de outubro estudos-piloto na Alemanha, Filipinas e Arábia Saudita para avaliar a relevância do MST foram, e demonstraram a viabilidade do quadro proposto em três contextos nacionais diferentes. Isso significa que a estrutura do MST está a caminho de ser preparada para apresentação como um padrão internacional.

Até 2019, o grupo de trabalho do MST foi encarregado de refinar e documentar três indicadores de turismo baseados em estatísticas para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seus objetivos. A OMT é a guardiã desses três indicadores e coordena o desenvolvimento de indicadores relacionados ao turismo com países e agências das Nações Unidas. O próximo passo será apresentar este projeto de estrutura nas reuniões da UNWTO 2019 de seus órgãos de governo.

Antecedentes da estrutura do MST

As estruturas estatísticas permitem que os países produzam dados confiáveis e comparáveis entre países, períodos de tempo e outros padrões. MST é uma iniciativa liderada pela OMT para um quadro estatístico para o turismo, apoiado pelo Conselho de Segurança desde março de 2017. O roteiro foi estabelecido na 6ª Conferência Internacional sobre Estatísticas do Turismo, realizado em junho 2017 em Manila, Filipinas.

Para desenvolver o potencial turístico, gerenciar melhor o setor e apoiar decisões políticas eficazes baseadas em evidências, é necessário medir melhor o turismo usando estatísticas oficiais de alta qualidade que cubram a sustentabilidade econômica, social e ambiental. O objetivo do MST é estender a medição do turismo existente além de sua dimensão principalmente econômica para também medir as dimensões social e ambiental.

O seu objetivo é ligar o Sistema de Contabilidade Ambiental e Económica do CSNU ao quadro da Conta Satélite do Turismo, que é um dos dois quadros oficiais existentes para medir o turismo. A outra é as Recomendações Internacionais para Estatísticas do Turismo. Ambos foram desenvolvidos e propostos ao UNSC pela UNWTO. Um processo semelhante está planejado para o MST.

Media Partners:

 

 

 

Partners: