Ver Imagem
   

  POWERED BY

 
LANGUAGE 28/03/2024 21:56:39 PROCURA       
 
DESTINOS TOP
ALOJAMENTO
ATRACOES
SABORES
 COMPRAS
TRANSPORTES
MI
DESPORTO
OUTROS

 

45ª EDIÇÃO DA ABAV EXPO
Sessão Solene Sob o Signo do SEMPRE VALE

S. Paulo, setembro 27, 2017 – No Expo Center Norte, em São Paulo, teve lugar a 45ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa. Este fato apesar de Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, ter dado conta das dificuldades em se realizar o evento. Que teve lugar no mesmo dia em que se celebrava o Dia Mundial do Turismo, sob a égide da UNWTO, também responsável pelo Ano Internacional do Turismo Sustentável, para o desenvolvimento do Turismo no mundo inteiro, o que foi sublinhado por Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional como sendo “Fundamental fortalecer o debate sustentável nos negócios do Turismo e, com toda certeza, trazer essa questão para o evento onde está concentrado todo o setor. ”

 

Numa exposição direta e dirigida Magda Nassar, presidente da BRAZTOA, entidade co-organizadora salientou que “O Brasil não tem muito o que comemorar no Dia Mundial do Turismo” pois “Embora a OMT tenha declarado que nosso turismo cresceu 4,8 %, Chile e Colômbia tiveram um aumento de 26% e 14,5%, respectivamente."
Referiu, ainda que o Brasil foi responsável pela organização da Copa do Mundo e as Olimpíadas. Mas pediu que haja “Mais apoio do poder público e um olhar que dê importância estratégica para o Setor, e com mais infraestrutura e menos impostos”. Assim mesmo fulminante, com palavras certeiras e diretas nos assuntos abordados por Nassar. Foi ao ponto de afirmar que “Os investimentos no Turismo no Brasil são menores do que em outros países da América do Sul, como o Chile, ainda que o país seja muito maior. É necessário ter um apoio do governo, com políticas públicas muito mais ativas”.

O presidente do Conselho de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio de Abreu, falou sobre  o programa Rio de Janeiro a Janeiro, que tem a missão de resgatar o turismo na cidade que é o portão de entrada dos estrangeiros. Para o demonstrar apresentou um vídeo promotor da cidade maravilhosa, cheia de encantos mil e portadora de um programa de recuperação intitulado de Rio de Janeiro a Janeiro – uma agenda de eventos culturais para o estado do Rio durante o ano de 2018 – como uma das ferramentas de maior poder na recuperação do estado.

 

Segundo o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o Rio receberá mais de R$ 25 milhões em obras de infraestrutura, o que irá impactar em um aumento de 20% no número de turistas recebidos pelo país, além da geração de mais de 170 mil empregos.
O executivo da Embratur acredita que, por meio do diálogo, da convergência de propósitos e da negociação dentro do setor é que alcançaremos importantes resultados. Até porque segundo o presidente da EMBRATUR “ Estamos encerrando um ciclo da Nova República, que veio da democratização do País, muita coisa foi feita, mas o seu projeto está encerrado, até porque faltou a poupança e o investimento. O modelo precisa de ser substituído." "Porque temos o País com maior potencial no Turismo e este é essencial que abranja não os já convertidos, mas os políticos e, principalmente a população”, finalizou Lummertz.

Sérgio de Sá Leitão, atual ministro da Cultura, que tem uma visão diferente dos seus antecessores, pugnando por ações, estratégias e planos comuns à Cultura e ao Turismo. Neste sentido abordou a criação dum grupo de trabalho no governo federal para implantar mais ações estratégicas tanto no Turismo como na Economia Criativa.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, reforçou que “ O Turismo é o grande propulsor da geração de empregos no país e que, para avançarmos, é preciso tirar do caminho todas as amarras burocráticas, que dificultam o desenvolvimento. ”

Ele ressaltou “a importância da aprovação da Lei Geral do Turismo, que irá trazer benefícios a toda cadeia turística."

Reforçou que, em menos de um ano à frente do ministério, já conseguiu colocar o Turismo na agenda econômica do governo brasileiro. “Lançamos em abril o programa Brasil Mais Turismo, que é um conjunto de ações e iniciativas que alavancam e impulsionam o setor”.

No final da cerimônia, ainda durante a alocução do ministro do Turismo do Brasil, apareceu João Dória, prefeito de São Paulo, que tomou lugar na mesa, sendo alvo de um abraço especial e parabenizado pelo ministro, o qual interrompendo o seu discurso, se permitiu referir " O belo trabalho que tem sido por este realizado na cidade."

E, fora do contexto e do seu pronunciamento, Marx Beltrão - ainda na sua qualidade de ministro -, frisou que, sem receio de nenhuma represália “Gostaria que amanhã o senhor fosse candidato à Presidente da República e, que eu gostaria de dar meu voto”.

 

Foi uma entrada triunfal e, no tempo certo, de poder encerrar a sessão solene, numa de Sempre Vale, fazendo uma retrospetiva de sua vida e das suas ligações ao Turismo, desde secretário à presidência da EMBRATUR tendo afirmado que “o próximo trimestre será de recuperação para a economia do país e para o setor do Turismo.”

Pediu ainda que “Invistam, mobilizem, desenvolvam e tragam para as ruas seus projetos que ficaram estacionados no período de recessão. As perspectivas são de esperança e progresso”.

Após a abertura, houve o momento tradicional do corte de fita e a abertura do certame.

Media Partners:

 

 

 

Partners: